O que é perda auditiva leve?.

30 novembro, 2020

Os profissionais classificam qualquer limiar auditivo entre 25 e 40 dB como uma perda auditiva leve.

Mas, além de realizar um teste auditivo preciso, como saber se você tem perda auditiva leve?

Pessoas com perda auditiva leve tendem a ser capazes de ouvir a fala quando alguém está falando próximo delas ou quando o ambiente está silencioso. Elas podem ouvir bem quando as pessoas estiverem falando alto também. No entanto, elas provavelmente sentem que as pessoas estão cochichando ou que seus ouvidos estão constantemente entupidos. Elas também tem problemas quando há sinais sonoros concorrentes (por exemplo, fala e ruído no mesmo ambiente). Além disso, muitas pessoas com perda auditiva leve sentem que têm muita cera em seus ouvidos e que ouviriam bem se seus ouvidos estivessem limpos.

E-book Grátis
Baixe o Guia de Bolso da Saúde Auditiva

Certas consoantes são difíceis de entender

Algumas consoantes (/f/, /k/, /s/, /sh/) são muito suaves e as pessoas com perda auditiva leve terão dificuldades em ouvir esses sons, isso pode dar a impressão de que as pessoas não estão falando claramente ou que estão cochichando. No entanto, isso é o sistema auditivo lutando para ouvir os sons mais suaves que estão causando problemas.

A boa notícia é que a perda auditiva leve é tratável com aparelhos auditivos, as pessoas com perda auditiva leve poderão ouvir esses sons suaves, os aparelhos auditivos também os ajudarão a entender melhor a fala quando houver sinais concorrentes.

No passado, muitas pessoas não tratavam a perda auditiva leve porque ela não era considerada um grande problema, entretanto as coisas estão mudando.
Atualmente, pesquisas estão sendo conduzidas para mostrar que o tratamento de perda auditiva leve pode prevenir uma nova atrofia do sistema auditivo, outros estudos mostram que o uso de aparelhos auditivos podem retardar o declínio cognitivo em pacientes idosos.