O Distanciamento social não precisa significar isolamento total para pessoas com perda auditiva.

4 maio, 2020

O Distanciamento social não precisa significar isolamento total para pessoas com perda auditiva

Por Kyle Acker, Au.D. em 20 de abril de 2020

Tendo trabalhado com pacientes com perda auditiva por muitos anos, sempre fico incrivelmente empolgado quando eles tomam a decisão de avançar com o tratamento da saúde auditiva através de uma de nossas clínicas afiliadas. Os anos de isolamento social que eles tiveram por possuir perda auditiva são magicamente superados graças à amplificação apropriada. Isso pode parecer dramático e, honestamente, até pode ser. Mas eu poderia passar dias contando histórias e mais histórias que os nossos pacientes nos contaram sobre como os aparelhos auditivos melhoraram a relação entre eles e os entes queridos.

Estamos em um momento único

O engajamento social que os usuários de aparelhos auditivos podem desfrutar agora está sendo limitado pelas instruções de distanciamento social. Além disso, o distanciamento social criou um outro problema complexo para pessoas com perda auditiva não tratada. Estudos demonstraram uma correlação entre a perda auditiva, isolamento social e as taxas de baixa qualidade de vida em situações sociais normais [1] [2]. Em épocas como essas, quando somos incentivados a ficarmos distantes para evitar a disseminação de um vírus na comunidade, nossos amigos e conhecidos com perda auditiva provavelmente estão se sentindo mais isolados do que nunca.

Os aparelhos auditivos modernos ajudam você a ficar conectado e engajado

Com esse momento único, surge uma oportunidade para pessoas com perda auditiva e para as comunidades ao redor delas. Primeiro, a tecnologia oferecida atualmente nos aparelhos auditivos das empresas como a Starkey possibilita a programação e ajustes remotos. Como hoje muitos aparelhos auditivos são compatíveis com smartphones, os profissionais de saúde auditiva podem realizar ajustes, fazer ajustes finos e adaptar remotamente como nunca antes foi possível.

Se você tem perda auditiva e acha que esse período está sendo particularmente difícil de lidar devido a sua deficiência auditiva, entre em contato com seu médico para obter ajuda! Muitos dos profissionais de saúde auditiva com quem conversei desenvolveram protocolos e procedimentos para manter seus atendimentos e garantir que seus pacientes estejam seguros.

Se você conhece pessoas que possuem perda auditiva, saiba que elas provavelmente estão tendo dificuldades – especialmente agora, enquanto tentamos “achatar a curva” e cumprir as medidas de distanciamento social. Entre em contato com eles frequentemente para verificar como eles estão, se precisam de ajuda ou de alguém para conversar.

Agora, mais do que nunca, eles provavelmente estão se sentindo isolados do mundo. Um gesto gentil. como um simples telefonema ou uma conversa presencial que respeita as normas de segurança, pode ser muito importante para alguém com perda auditiva durante esse período de isolamento.

  1. The Association between Hearing Loss and Social Isolation in Older Adults Paul Mick, MD, MPH, FRCSC, Ichiro Kawachi, MD, PhD, Frank R. Lin, MD, PhDFirst Published January 2, 2014 Research Article Find in PubMed https://doi.org/10.1177/0194599813518021
  2. The impact of hearing loss on the quality of life of elderly adults Andrea Ciorba, Chiara Bianchini, Stefano Pelucchi, and Antonio Pastore Clin Interv Aging. 2012; 7: 159–163.